Fordlândia recebe mutirão de manutenção e serviços no sistema de rede

0

O objetivo da ação é minimizar os problemas de desligamento da rede que causam prejuízos aos consumidores.

Com o objetivo de amenizar as constantes oscilações, provocados por galhos de árvores na rede, equipes da Celpa estiveram durante uma semana no distrito de Fordlândia, no município de Aveiro, oeste do Pará, executando ações de melhorias no sistema de energia que abastece o local.

De acordo com o técnico da Celpa, Márcio Rêgo, as árvores na rede correspondem a principal causa de desligamentos de energia, não só em Fordlândia, mas também em cidades onde a vegetação é expressiva. Por conta disso, a concessionária segue um planejamento a fim de evitar que a população tenha prejuízos com os desligamentos.

O trabalho é feito seguindo uma série de determinações devido aos cuidados com a rede elétrica. “As podas realizadas em árvores próximas à rede só podem ser realizadas por profissionais capacitados. Na maioria dos casos, a rede de energia precisa ser desligada para evitar acidentes”, explicou.

Na área onde a equipe da Celpa atuou, existe diferentes tipos de árvores que em dias de ventanias acabam encostando na fiação e ocasionando falta de energia. A poda feita de forma incorreta aumenta a possibilidade de curtos devido a rebrota da árvore.

O comerciante Moisés Carmo Oliveira, 50 anos, morador da Transfordlândia acompanhou de perto o trabalho das equipes. Ele comemora os resultados e diz que está feliz porque vivia momentos de angústia toda vez que o tempo anunciava chuva. “Com essas podas, a gente sabe que a energia não está mais em risco e nossos eletrodomésticos que eram os principais atingidos com as oscilações ficam mais garantidos”, disse.

Além do trabalho de poda, foi feita troca de isoladores. As cruzetas de madeiras foram substituídas por fibras e todos os transformadores foram vistoriados para garantir que os clientes da Celpa tenham energia de qualidade em Fordlândia.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade