Bandeira Municipal



BANDEIRA MUNICIPAL

A Bandeira Municipal de Aveiro, de autoria do artista plástico e desenhista RENATO AURÉLIO CARVALHO SUSSUARANA, será faixada com uma só faixa de azul com quatorze (14) módulo de largura, tendo brocante sobre a mesma a uma distância de seis (6) módulos da tralha, um circulo branco de oito (8) módulo de circunferência, onde o brasão municipal é aplicado.

A Bandeira Municipal tem por cores as mesmas constantes do campo do escudo e estendendo ao centro ou na tralha uma figura geométrica, onde o brasão municipal é aplicado, optou-se para a bandeira municipal de Aveiro o estilo de um retângulo de uma só cor (azul) e uma figura geométrica branca onde o brasão é aplicado.

O brasão municipal aplicado na bandeira representa o governo municipal e o branco onde é contido representa a própria cidade sede do município – é o círculo símbolo heráldico da “eternidade”, porque se trata de uma figura geométrica que não tem princípio e nem fim; a cor “branca” é o símbolo da paz, da amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade. O retângulo “azul” visa representar na bandeira as águas do “RIO TAPAJÓS”, a cor azul simboliza a justiça, perseverança, zelo, lealdade, recreação e formosura.

A Bandeira Municipal terá as dimensões oficiais adotadas para bandeira nacional, levando-se em consideração quatorze (14) módulos de altura da tralha por vinte (20) módulo de comprimento o retângulo.

A Bandeira Municipal deve ser hasteada de sol a sol, sendo permitido o seu uso à noite, uma vez que se encontra iluminada, normalmente o hasteamento às 08:00 h e o arreamento às 18:00 h.

Quando a bandeira municipal é hasteada em conjunto com a bandeira nacional estará disposta à esquerda desta, sendo que a bandeira estadual for também hasteada, ficará a nacional ao centro, ladeada pela municipal à esquerda e a estadual à direta, colocando-se a nacional em plano superior as demais.

A Bandeira Municipal deve ser hasteada nas repartições de estabelecimentos de ensino e prédios municipais, nos dias de festa ou luto municipal, estadual ou nacional e também diariamente na fachada dos edifícios-sede dos poderes LEGISLATIVO e EXECUTIVO MUNICIPAL.

Na fachada sede do poder Executivo, será a bandeira municipal hasteada em dias do expediente comum, sempre que estiver presente o chefe do Executivo e nos dias de sessões do poder Legislativo.


Os símbolos municipais foram criados pela Lei nº 197/83, de 21 de setembro de 1983, pela Câmara de vereadores e sancionado pelo Prefeito Exmo Sr. LEON CORRÊA BOUILLET.


Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta

Av. Humberto de Álvares Frazão, s/n - (93) 3505-1125

Horário de atendimento: 8h30 às 12h | 13h30 às 17h30

Visualizar mapa